CURSOS

Psicopedagogia e Educação Inclusiva

Organização nos termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação

OBJETIVOS:

Qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico/técnica para o exercício da psicopedagogia tanto na área clínica como no campo institucional.
Despertar a consciência da necessidade de permanente investigação científica para melhor compreensão das questões educacionais;
Fazer pesquisa e aprofundar conhecimentos integrando-os as ações eficazes que venham contribuir na prevenção e diminuição dos problemas de aprendizagem e na redução dos índices de fracasso escolar;
Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas psicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo.

PÚBLICO-ALVO:

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outros cursos de áreas afins.

GRADE CURRICULAR:

Educação Inclusiva
Psicomotricidade
Arte-Educação em Psicopedagogia
Avaliação Psicopedagógica
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Dificuldades da Aprendizagem
Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Escrita
Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Matemática
As Múltiplas linguagens da Infância
Neuropsicologia e Processos de Ensino e Aprendizagem
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Estudos Independentes e Monografia e/ou Artigo Científico

CARGA HORÁRIA:

Presencial: 360 h/aulas.
Total do Curso: 420 h/aulas.