CURSOS

Terapia Cognitivo Comportamental: Enfoque na Aprendizagem Escolar.

Organização nos termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação

OBJETIVOS:
• Qualificar profissionais das áreas de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico/técnica para o exercício de técnicas da terapia cognitiva e comportamental com enfoque na aprendizagem tanto na área clínica como no campo institucional.
• Despertar a consciência da necessidade de permanente investigação científica para melhor compreensão das questões educacionais e intervenções eficientes;
• Fazer pesquisa e aprofundar conhecimentos, integrando-os às ações eficazes que venham a contribuir na prevenção e diminuição dos problemas de aprendizagem e na redução dos índices de fracasso escolar;
• Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novos encaminhamentos no processo educativo.
PÚBLICO-ALVO:

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e Orientadores escolares, Psicopedagogos e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outros cursos de áreas afins.

GRADE CURRICULAR:
Introdução ao Modelo Cognitivo-Comportamental: Princípios básicos - 30 horas
Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência – 20 horas
Transtornos da Aprendizagem- 20 horas
Transtorno de Déficit de Atenção e Comportamento Disruptivo (TOD, TC, Comportamento Antissocial) 30 horas
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento- 20 horas
Transtornos: TA, TEI, THB, TOC, Depressão Infantil, TPB -30 horas
Transtornos Alimentares da Infância e Adolescência -20 horas
Bullying – Intervenções escolares em TCC -20 horas
Dependência química e uso de substâncias na adolescência- 20 horas
Problemas conjugais e impacto no comportamento dos filhos: conflitos, separação, recasamento e alienação parental - 20 horas
Treinamento de Pais -20 horas
Intervenções em grupo no contexto escolar e na clínica - 30 horas
Orientação Sexual (Abuso e violência sexual) - 20 horas
Tratamento combinado: o uso de psicofármaco na infância e adolescência- 30 horas
Metodologia científica - 30 horas
Prática no contexto escolar: estudos de caso - 60 horas

CARGA HORÁRIA: Presenciais: 420 h/aulas.
Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso.